Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

UM POUCO SOBRE A FORMAÇÃO DA PROFESSORA MÁRCIA

    Uma pitonisa um dia disse para o professor Custódio que ele "nasceu para ser mãe". Concordo plenamente com ela, não que eu acredite nessas coisas, mas foi exatamente isso que o meu hermeneuta favorito representou para mim no meu primeiro semestre da faculdade. Uma pessoa que ingressou no curso de Filosofia da UFC no ano passado me falou que não gostava das aulas do professor Custódio porque se sentia um índio sendo catequizado por um jesuíta na época do descobrimento do Brasil. Tudo bem, pode até ser isso mesmo, mas a verdade é que muitas pessoas permanecem no curso só por causa dele, eu digo isso porque já fiz uma pesquisa com um bom número de colegas. Parece até que ele tem o poder de "inserir" a paixão pela Filosofia em algumas pessoas.
    O Cústódio foi uma figura importante na minha graduação, mas foi com o professor Celso que eu comecei a me encantar com a carreira de docente. Nunca irei esquecer da disciplina Teoria da Justiça, onde apresentei um trabalho sozinha. No final da minha apresentação, ele olhou nos meus olhos e disse "muito bom". Fiquei muito feliz porque o Celso não diria isso se não tivesse gostado porque ele é um cara rígido, perfeccionista e tem um olhar que faz com que a gente queira ser preciso em cada informação, em cada comentário pessoal, enfim, em cada frase proferida. Quando saí da sala, percebi que não só o professor havia gostado da minha explanação, mas meus colegas também, e foi nesse dia que eu concluí que eu deveria investir na carreira docente, mesmo com todas as dificuldades. Aquilo que eu achava que não daria conta finalmente estava dando certo, ou, pelo menos, começando de maneira certa, com paixão.  

Na “primeira navegação”, os filósofos permaneciam prisioneiros dos sentidos e do sensível, ao passo que, na “Segunda”, Platão “tenta a libertação radical dos sentidos e do sensível, e um deslocamento decidido para o plano do raciocínio puro e daquilo que é captável pelo intelecto e pela mente na pureza de sua atividade específica”.

6 comentários:

  1. [i]
    precisamos ter muita força de vontade
    para alcançar nossos objetivos,e para
    isso devemos ter determinação.pois
    durante essa longa jornada,muitos obstaculos
    virão.Mais temos que continuar mesmo com esse obstaculos,por que mais na frente vem uma
    grande supresa,que é o reconhecimento de todo
    nosso esforço.

    ResponderExcluir
  2. o texto foi uma forma bem interesante de se ler,porem ele
    esta escrito bem,ao modo reflexiçao e de interagir seu
    PENSAMENTO AO PASSADO.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por alcançar seus objetivos com garra e determinação só alcançamos um sonho quando persistimos,como professora de filosofia vc transmite uma grande filosofia de vida e de exemplos como vc,é que precisamos para seguir com mais força...

    ResponderExcluir
  4. Eu achei muito interesante o ensino do professor celso.Ele É um professor muito inteligente e tem muita sabedoria como voce.carleane

    ResponderExcluir
  5. Não importa a dificuldade em nossa vida devemos seguir em frente e sermos auto-confiante que conseguiremos o que aumejamos.

    ResponderExcluir
  6. A prof Marcia é uma boa profissional eu estudo com ela no 1 ano C

    ResponderExcluir